
-
Arquitetos: VDV ARQ
- Área: 360 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em nossa prática, o pavilhão não é uma tipologia fechada, mas uma forma aberta de estar no território. Uma arquitetura que não busca se impor, mas habilitar relações. Entre o dentro e o fora, entre o coletivo e o íntimo, o pavilhão é sempre uma estrutura porosa, disponível, em diálogo com o que o rodeia.

Localizado em um condomínio fechado em Bella Vista, Argentina, este projeto parte de uma pergunta essencial: como imaginar hoje um espaço comum? Mais do que um volume com funções fixas, ele se apresenta como uma infraestrutura aberta, capaz de acompanhar formas diversas e usos flexíveis. Em vez de responder a um programa rígido, propomos uma estrutura que possa se redefinir com o tempo, de acordo com as necessidades e apropriações da comunidade em que se insere.


Três grandes vigas invertidas sustentam uma laje sem apoios intermediários que cobre toda a planta. Esta decisão estrutural não apenas garante flexibilidade, mas permite pensar o espaço como uma plataforma disponível, não determinada.



Uma série de pátios e vazios intercalados arejam a planta e habilitam usos simultâneos com diferentes graus de intimidade, filtrando vistas, luz e percursos. O volume se fragmenta para incorporar a paisagem como parte ativa do projeto.
Axonometria
Gostamos de pensar em um pavilhão austero, mas com uma lógica precisa: definir bordas, habilitar encontros, dar lugar ao imprevisto.
















